Início > CIMAC > Secretariado Executivo Intermunicipal > Constituição
O Secretariado Executivo Intermunicipal tem uma reunião ordinária quinzenal e reuniões extraordinárias sempre que necessário.
As reuniões não são públicas e as Atas das mesmas são obrigatoriamente publicitadas no sítio da internet da Comunidade Intermunicipal.
O Secretariado Executivo Intermunicipal da CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central é constituído um Primeiro-Secretário e por um Secretário Intermunicipal.
Nota Biográfica
André Espenica é Primeiro-Secretário da CIMAC desde 30 de dezembro de 2013, tendo sido Secretário Executivo entre abril de 2010 e dezembro de 2013. Antes, foi Administrador Delegado da Associação de Municípios do Distrito de Évora desde dezembro de 1995 até 2006 e Secretário-Geral desde essa data até 2010.
É Coordenador da Estrutura de Apoio Técnico da CIMAC responsável pela execução dos Contratos de Gestão com os Programas Operacionais Regionais do Alentejo desde dezembro de 2008.
Entre março de 2006 e final de 2013 foi Administrador não Executivo da GESAMB – Gestão Ambiental e de Resíduos EIM.
Entre Agosto de 1986 e Outubro de 1990 esteve ao serviço da Câmara Municipal de Évora, desempenhando funções de direção técnica do sector de jardins, elaboração e acompanhamento da elaboração de projetos e obras de espaços verdes e apoio técnico à Câmara na área do ambiente.
Entre Julho de 1982 e Agosto de 1986 foi colaborador da Hidrotécnica Portuguesa, Consultores para Estudos e Projectos, Lda, no Sector de Ordenamento do Território, participando em diversos estudos e projetos nas áreas do planeamento e ordenamento do território, projetos de infraestruturas, projetos de espaços verdes, estudos de impacto ambiental, etc.
É licenciado em Arquitectura Paisagista pela Universidade de Évora (1981), tem uma Pós-graduação em Planeamento Rural em Função do Meio Ambiente, no Centro de Altos Estudos Mediterrâneos – Instituto Agronómico Mediterrâneo de Zaragoza (1982), uma Pós-graduação em Gestão do Sector Público Administrativo pela Universidade de Évora (2001) e uma Pós-graduação de atualização em Direito das Autarquias locais – Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2005).
Nota Biográfica
Francisco Rodrigues da Costa é consultor e gestor empresarial na área da comunicação, marketing territorial, gestão de marcas, relações públicas, pesquisa de mercado e avaliação de segmento de mercado.
Foi secretário, adjunto e Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Évora entre 2006 e 2013, com responsabilidades nas áreas da comunicação e desenvolvimento económico, particularmente na fase de instalação de empresas como a Embraer e na organização de acções de diplomacia económica com as Câmaras de Comércio e Indústria (Brasil, Japão, Árabe), Embaixadas (Brasil, Inglaterra, Japão, Argel e China) e em Portugal, com empresários regionais.
Foi representante do município de Évora na Assembleia-Geral da GESAMB, CIMAC e membro do conselho municipal de segurança.
É licenciado em História, pré-Bolonha. Tem formação em Empreendedorismo, Gestão Empresarial, Marketing e Administração no âmbito do “Começar” (FSE, Universidade de Évora, Associação Nacional de Jovens Empresários e Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo).
Foi ainda presidente da Associação Académica de Évora, co-fundador do Academic Federation for Information and External Representation e membro do Conselho Nacional para a Acção Social no Ensino Superior.