Início > (layouts) > Página lista de textos 1
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Integer sagittis, purus et convallis placerat, metus risus porttitor erat, sit amet consequat tellus velit id lacus. Aenean pellentesque urna a nunc auctor porttitor. Vivamus volutpat gravida pretium. Maecenas ultricies quis odio at porta. Phasellus aliquet diam ut ante malesuada sollicitudin. Cras ultrices arcu nunc, at porttitor ipsum imperdiet id. Donec vel velit quis libero efficitur pretium. Sed tempor tortor ut sem interdum, vel lobortis ex gravida. Nunc malesuada nibh in mauris bibendum dignissim. Aliquam posuere magna eget scelerisque molestie. Integer semper, risus eu malesuada lacinia, augue ligula ultrices ex, eget ultrices arcu enim consequat felis. Nam pulvinar tortor a pulvinar interdum.
Projeto que decorre do projeto ICE, com o objetivo de capitalização dos resultados promovendo-se a disseminação dos resultados e troca de experiências com outros projetos. O Projeto 3C 4 Incubators (iniciado em Julho de 2013) resulta assim da fusão de quatro projetos anteriores, todos eles na área da promoção do sector cultural e criativo enquanto fator de desenvolvimento territorial e de inovação económica e social.
A CIMAC, em estreita articulação com a ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo Central, foi coordenadora do projeto ICE – Incubators for Cultural Enterprises, e é também coordenadora desta nova parceria. O projeto tem vindo a desenvolver diversas atividades destinadas sobretudo ao Sector cultural produtivo; a estruturas de apoio à criação destas empresas e/ou de experimentação e à promoção do envolvimento institucional do Território.
Os Municípios do Alentejo Central têm desenvolvido na última década diversas ações com vista à promoção de um desenvolvimento sustentável. Muitos são os que iniciaram processos de planeamento assentes na lógica da Agenda 21 ou que, através de ações similares têm promovido a criação de consensos na procura de soluções integradas de desenvolvimento.
Os municípios de Arraiolos e Redondo elaboraram as suas Agendas 21 Locais através do projeto “DITAL 21 – Desenho e Implementação Transfronteiriça da Agenda 21”, promovido pela Associação de Municípios do Distrito de Évora, em 2003. Na sequência deste projeto, os Municípios de Alandroal, Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mourão, Portel, Reguengos de Monsaraz e Vendas Novas elaboraram as suas Agendas 21 Locais, tendo ficado concluídas em 2012 no âmbito do projeto “Elaboração e Implementação da Agenda 21 Local do Alentejo Central”, cofinanciado pelo INALENTEJO.
Os municípios de Mora e Viana do Alentejo concluíram também as respetivas Agendas 21. Desta forma, no início de 2012, a região do Alentejo Central ficou plenamente capacitada para a promoção integrada de um desenvolvimento sustentável e dotada de planos de ação locais para a sua concretização.
No que diz respeito ao ensino secundário e profissional, regista-se a concentração deste tipo de equipamentos nas sedes de concelho. Ainda assim verifica-se uma razoável cobertura da sub-região.
Por outro lado, encontra-se relativamente generalizado o acesso à educação secundária, sendo que o decréscimo registado no número de alunos a frequentar este grau de ensino prende-se mais com as dinâmicas demográficas que com os fenómenos de abandono escolar.
Deve-se ainda assim constatar uma forte concentração dos alunos nos cursos gerais, em detrimento do ensino profissional e tecnológico.
Este fator advém da recente evolução do ensino profissional em Portugal, mas relaciona-se sobretudo com os valores culturais dominantes que tendem a valorizar fortemente a cultura académica em detrimento dos saberes técnicos e profissionais. Esta cultura induz por isso uma valorização das vias orientadas para a continuação dos estudos em detrimento da construção de planos de desenvolvimento pessoal mais orientados para o mercado de trabalho regional.
Assim, e relativamente ao ensino profissional desenvolvido fora dos estabelecimentos públicos de educação, deve referir-se que em 2011 eram apenas duas as escolas profissionais a operar na sub-região: a EPRAL – Escola Profissional da Região Alentejo e o INETESE – Associação para o Ensino e Formação. A EPRAL promove formação profissional em áreas diversas do Apoio à Infância ao TIC, atuando nos concelhos de Évora e Estremoz. O INETESE tem atividade exclusivamente vocacionada para o setor segurador, realizando atividade apenas em Évora.
No concelho de Borba, existe ainda a ETP – Escola Tecnológica da Pedra Natural, que promove formação tecnológica vocacionada para o setor da pedra natural, setor com efetiva implantação
Será igualmente de realçar a existência do Serviço de Formação Profissional de Évora que permite assegurar, a par da oferta integrada na rede de ensino público e das Escolas Profissionais, cursos de aprendizagem, cursos de especialização tecnológica e cursos de formação de jovens e adultos. Em termos de equipamentos de educação superior releva por fim a Universidade de Évora, única instituição deste grau de ensino na sub-região.
No que diz respeito à modernização tecnológica em escolas do ensino básico e secundário do Alentejo Central, é possível determinar a relação de alunos com computador entre os anos letivos de 2006/2007 e 2011/2012. Segundo dados da Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, esta taxa tem vindo a diminuir drasticamente em relação ao ano de 2006/2007, registando-se uma ligeira subida no ano de 2011/2012, sobretudo no 1º ciclo do ensino básico, como se poderá comprovar pelo seguinte gráfico.
São elegíveis, nos termos do artigo 5.º do SI2E, as operações inseridas em todas as atividades económicas, com exceção das que integrem: