Início > VISITANTE > Municípios Associados > Município de Évora
Número de Habitantes: 56.596
Área: 1.307 Km²
Número de Freguesias: 12
(Dados Estatísticos: Censos 2011)
Évora é herdeira de um rico e variado património cultural, construído e preservado ao longo do tempo. Fundada pelo povo romano e por este denominada Ebora Liberalitas Iulia, a cidade foi a praça-forte que alicerçou, no Alem-Tejo, a formação de um novo reino de Portugal durante a reconquista cristã, peninsular do século XII.
Após a consolidação das fronteiras com Castela, vários reis aqui fixaram a sua corte, particularmente no período das descobertas marítimas. O conjunto monumental que, em tempos áureos, legaram à cidade, em harmonia com o tecido urbano de cariz popular, estão na base da classificação do centro histórico de Évora como património mundial, pela UNESCO, em 1986.
Com cerca de 50 mil habitantes Évora é, atualmente, o principal polo urbano da região, em termos populacionais e funcionais. A dinâmica económica e social tem conseguido contrariar a tendência da região, mantendo um crescimento idêntico ao de outras cidades médias portuguesas. Pela sua localização, Évora é também um espaço charneira entre o litoral alentejano e a Extremadura espanhola.
A posição estratégica da cidade, no quadro regional e nacional, será reforçada, a curto prazo, com a construção do TGV, que terá uma estação em Évora, e da linha ferroviária que garantirá o transporte de mercadorias do porto de Sines até à Europa, pela fronteira do Caia.
O Concelho apresenta atualmente um conjunto de atrativos numa posição invejável no ranking dos melhores locais para viver em Portugal, nomeadamente: património cultural, urbanismo, qualidade ambiental, oferta de bens culturais, serviços públicos desconcentrados, universidade, hospital de referência, gastronomia típica, produtos alimentares certificados, segurança pública.
Consulte informações sobre os Aspetos Geográficos, História e Monumentos, Tradições, Lendas, Curiosidades e Economia do Concelho de Évora no documento em anexo ou através do site do município.