Início > SANQ
Sistema de Antecipação de Necessidades de Qualificação do Alentejo Central
A regulação da rede de oferta formativa de dupla certificação deve ser sustentada em informação clara, objetiva e atual sobre as dinâmicas de procura de qualificações, no mercado de trabalho, tanto a curto como a médio prazo. Foi neste contexto, e com o intuito de criar as condições para o pleno cumprimento desta atribuição que a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino profissional (ANQEP, IP) concebeu um Sistema de Antecipação de Necessidades de Qualificações (SANQ).
O SANQ, concebido em 2014, constitui-se, como uma ferramenta de diagnóstico e de planeamento que permite identificar as necessidades territoriais de qualificação, a relevância das diferentes saídas profissionais, apoiando deste modo o planeamento da rede de ofertas de qualificação, afigurando-se como instrumento indispensável à tomada de decisão em matéria de definição da rede de oferta educativa e formativa bem como à atualização do Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ). Este sistema tem, simultaneamente, como objetivo a determinação da relevância das qualificações para efeito de financiamento comunitário, pelos fundos abrangidos pelo Quadro Estratégico Comum (2014-2020), e, ainda, a obtenção de informação fundamental em matéria de orientação ao longo da vida.
Objetivos
Atividades
O desenvolvimento dos trabalhos inclui:
Duração
5 a 6 meses.
Financiamento
Custo global de 61.500,00€, financiados a 85%, através da Rede para a Promoção da Qualificação e do Conhecimento no Alentejo (Programa Operacional Regional Alentejo 2020).