Início > InclusivTUR Alentejo
O projeto InclusivTUR Alentejo, alicerça-se na metodologia da abordagem projeto AccessTUR e é construído de forma a potencializar as redes e resultados de um projeto anterior (BRENDAIT) e da plataforma TUR4all, bem como do sucesso e adesão que o AccessTUR – Centro de Portugal tem vindo a ter pelos agentes do território. A intervenção prevista será de 36 meses, a partir de março de 2020, na Região do Alentejo Central, nos 14 municípios que são associados da, com vista a replicar os efeitos deste projeto noutras sub-regiões do território do Alentejo.
O projeto pretende demonstrar a atratividade do turismo acessível e inclusivo do ponto de vista económico, social, cultural e académico.
A Accessible Portugal é o promotor deste projeto no qual, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo, a CIMAC e os Municípios entram como investidores e a Fundação Eugénio de Almeida entra como parceiro informal
Objetivos
• Qualificação da oferta turística;
• Qualificação da procura turística;
• Desmistificação dos preconceitos e estereótipos sobre as pessoas com deficiência ou algum tipo de característica diferenciadora/ necessidades especiais;
• Desenvolvimento do potencial turístico da Região Central do Alentejo.
Atividades
• 56 visitas técnicas TUR4all na região do Alentejo Central para levantamento das condições de acessibilidade e a sua promoção na plataforma multidioma;
• Trabalho em rede com reuniões de motivação e workshops;
• Ações de formação e sensibilização por temática: Oferta, Procura e Cidadania Inclusiva;
• Ações de sensibilização nas Escolas(Agrupamentos Escolares) para os três ciclos do Ensino Básico. Oferta de pack ensino a todos os agrupamentos de Escolas do Ensino Básico;
• Eventos TUR4all (1 por ano);
• Identificação e promoção de itinerários turísticos acessíveis;
• Construção de um clube de fornecedores de produtos e serviços de Turismo Acessível e Inclusivo;
• Preparação de um recurso turístico de referência para o Turismo Acessível e Inclusivo: Templo de Diana;
• KIT multiformato por município, com informação de promoção turística personalizada em: Escrita Simplificada, Braille e imagens em relevo, Língua Gestual Portuguesa, placa com relevo2D; MP3 com áudio descrição de peça, imagem, paisagem ou filme do município;
• Vídeo Promocional da Região;
• FamTripno território;
• Preparação de Guia de Promoção da oferta de Turismo Acessível;
• Avaliação de Resultados e Impacto do projeto;
Duração
36 meses.
Financiamento
Montante total de investimento: 114 857.04€
Financiamento público Portugal Inovação Social: 80 399.93€ (70%)
Investimento social: 34 457.11 (30%)