Início > CIMAC > Info a tratar > Unidade de Ambiente e Desenvolvimento > Mobilidade e Transportes
O projeto Cyclo desenvolveu-se de 2011 a 2012 e teve como objetivos a promoção do uso da bicicleta nas pequenas deslocações diárias, pendulares e turismo, focando os seguintes aspetos: – Planeamento e implementação de sistemas de mobilidade baseados no uso da bicicleta; – Iniciativas do aumento da consciencialização vocacionadas para os decisores (público/privado), sociedade civil e cidadãos.
O “Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável do Alentejo Central”, plano elaborado pela CIMAC, tem como objetivo principal a promoção da estratégia de baixo teor de carbono e a mobilidade urbana multimodal sustentável, o que passa pela consideração de medidas que promovem a redução da emissão de gases com efeito de estufa, mas também a diminuição da intensidade energética. Por outro lado, este plano procurará promover o aumento da quota do transporte público e dos modos suaves nas deslocações urbanas associadas à mobilidade quotidiana.
Projeto desenvolvido entre 2013 e 2014, com o objetivo de promover a realização de estudos de mobilidade sustentável em regiões policêntricas. Teve como objetivos a caracterização da situação de referência face à mobilidade e ao policentrismo da região, no sentido de desenvolver um plano de ações que definam a estratégia a desenvolver para uma mobilidade sustentável numa região.