Início > Teste – Formação
teste teste teste teste
texto de introdução
15 de fevereiro de 2021 até às 18 horas
NOTA: A receção de candidaturas no âmbito de presente Aviso pode ser suspensa ou cancelada a qualquer momento, através de comunicação prévia com uma antecedência mínima de 3 dias úteis em relação à data estabelecida para a suspensão.
A dotação orçamental indicativa do FEDER afeta ao presente concurso é de 990.000 euros, dos quais 660.000€ são para projetos inseridos nas CAE 05 a 33 e 330.000€ para projetos inseridos nas CAE 55 e 56.
A Estratégia de Desenvolvimento Territorial para o Alentejo Central, a vigorar durante o período 2014-2020, consubstancia o quadro global de referência estratégica para as intervenções públicas e privadas a desenvolver na sub-região do Alentejo Central, no âmbito do atual período de programação dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento.
O Programa Intermunicipal de Combate ao Insucesso Escolar tem como objetivo desenvolver ações com a Comunidade Educativa que identifiquem as causas reais do insucesso escolar no território, promover a discussão, disseminar boas práticas e levar até aos alunos novas metodologias adaptadas às suas dificuldades reais que promovam o seu sucesso educativo.
Este Programa assenta num conjunto de atividades de entre as quais se destacam:
Este projeto, cofinanciado por Alentejo 2020, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu, tem duração prevista até junho de 2021.
Da necessidade de aprofundar o conhecimento sobre os principais problemas e necessidades de intervenção social no Alentejo Central e de caracterizar o tecido institucional que constitui atualmente o terceiro sector nesta sub-região, com enfoque nas atividades relativas à ação social, a CIMAC desenvolveu esforços com vista à Elaboração de um “Referencial Estratégico para o Desenvolvimento Social do Alentejo Central”.
O referido estudo foi conduzido pela Associação Monte, ACE, e contou com o apoio de todos os Municípios do Alentejo Central, tendo como principais objetivos:
– Caraterizar as problemáticas e desafios da economia social no Alentejo Central, aprofundando e sistematizando o conhecimento sobre os problemas e necessidades de intervenção social e mapeamento os equipamentos e respostas;
– Identificar margens de inovação e de criação de valor acrescentado nas respostas sociais existentes considerando, nomeadamente, as possibilidades de cooperação de recursos no território;
– Construir um referencial estratégico 2017-2020 para o desenvolvimento social do Alentejo Central, mobilizador do sistema de atores, orientado para o exercício de novas competências de planeamento e gestão na área social e gerador de valor acrescentado face às intervenções municipais.
De referir que, para além da análise estatística, o estudo sustentou-se em momentos práticos de recolha de informação junto dos técnicos e eleitos da área Social dos Municípios e dos diferentes atores da Rede Social, reuniões, workshops e Jornadas de Trabalho.
O produto final do estudo foi o Diagnóstico Social do Alentejo Central, que sistematiza e disponibiliza informação, reflexão e conhecimento sobre as dinâmicas sociais do Alentejo Central, identificando questões centrais (margens de inovação, problemáticas comuns, etc.) e que estruturam um segundo documento, o Referencial Estratégico para o Desenvolvimento Social do Alentejo Central.